Ataque do Irão? "Isto só vem alimentar o fogo em toda a região", diz ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou hoje para o "custo potencial" em matéria de direitos humanos e humanitários que a escalada belicista no Médio Oriente pode representar se o conflito se espalhar pela região.

Notícia

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Lusa
14/04/2024 14:10 ‧ 14/04/2024 por Lusa

Mundo

Volker Türk

Segundo a agência de notícias EFE, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos da ONU, Volker Türk, que condenou o ataque de 'drones' e mísseis do Irão a Israel, afirmou que estes dispositivos poderiam ter causado danos graves para além dos seus objetivos militares e colocado civis em risco.

"Isto só vem alimentar o fogo em toda a região", alertou, citado pela Efe, num comunicado enviado à comunicação social, lembrando a todas as partes envolvidas que têm obrigações ao abrigo do direito internacional humanitário.

"Apelo ao desanuviamento das tensões em torno desta situação e a que os outros países, nomeadamente os que têm influência (sobre Israel e o Irão), façam tudo o que estiver ao seu alcance para que a situação não se agrave num contexto já de si precário", lê-se.

O exército israelita garantiu hoje que conseguiu repelir a maior parte dos ataques e que nenhum dos drones ou mísseis atingiu o território israelita.

O ataque, reivindicado pela Guarda Revolucionária Iraniana, foi realizado com cerca de 300 drones e mísseis, a grande maioria dos quais foi intercetada fora do espaço aéreo israelita, e surgiu como resposta ao bombardeamento do consulado iraniano na Síria, atribuído a Israel, que destruiu o edifício e provocou 13 mortos, incluindo dois generais do grupo paramilitar iraniano.

Este ataque sem precedentes, que provocou ferimentos graves numa pessoa e ligeiros noutras oito, suscitou fortes condenações em todo o mundo e apelos à contenção.

Leia Também: Ataque do Irão. Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de emergência

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas