Iraque detetou passagem de "objetos estranhos" em direção ao Irão

O Iraque detetou a passagem de objetos no espaço aéreo iraquiano em direção ao Irão, disse hoje uma fonte oficial de Bagdade, enquanto persiste a confusão sobre explosões ocorridas numa cidade iraniana.

Notícia

© iStock

Lusa
19/04/2024 14:06 ‧ 19/04/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Os radares iraquianos "detetaram a passagem de objetos estranhos no espaço aéreo iraquiano às primeiras horas de hoje em direção ao Irão", disse um coronel do Ministério do Interior do Iraque à agência espanhola EFE.

O mesmo oficial, que pediu para não ser identificado, acrescentou que "não foi registado nenhum ataque dentro do território iraquiano".

Segundo meios de comunicação social norte-americanos, Israel disparou vários mísseis contra o Irão na província de Isfahan na madrugada de hoje.

O Irão negou o ataque, começando por dizer que as defesas antiaéreas tinham abatido vários 'drones' e, mais tarde, afirmando apenas que havia "vários objetos voadores".

Até ao momento, nem Israel nem os Estados Unidos reconheceram oficialmente a operação.

A fonte iraquiana disse também que, de momento, não havia confirmação oficial das notícias divulgadas hoje por meios de comunicação árabes sobre a descoberta na sexta-feira de "restos de um míssil israelita" no Iraque.

Alguns meios de comunicação social divulgaram imagens de um míssil em terrenos agrícolas, rodeado por várias pessoas em uniformes militares, que terá caído ao início da noite de quinta-feira na cidade de Al Aziziya (centro).

A Síria acusou hoje Israel de ter efetuado na madrugada de quinta-feira um novo ataque com mísseis no sul do país.

O Irão disparou há uma semana centenas de 'drones' e mísseis contra Israel, que foram maioritariamente intercetados.

O ataque seguiu-se ao bombardeamento de instalações consulares do Irão em Damasco em 01 de abril, que matou várias pessoas, incluindo dois comandantes da Guarda Revolucionária iraniana.

A tensão entre Israel e o Irão aumentou significativamente desde a ofensiva militar israelita em Gaza, que se seguiu a um ataque do grupo extremista Hamas em solo israelita, em 07 de outubro de 2023.

O Irão apoia o Hamas, que é qualificado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

Leia Também: Chefes da diplomacia do G7 exortam "todas as partes" a evitar escalada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas