Um militar espanhol morreu, na tarde desta segunda-feira, durante exercícios militares da NATO no campo de treinos de Bemowo Piskie, na Polónia. A informação foi avançada pelo El Mundo, que cita fontes do Ministério da Defesa espanhol.
O acidente ocorreu durante um exercício de tiro real naquele campo de treinos, a 65 quilómetros a sul do enclave russo de Kaliningrado.
O cabo, de 43 anos, encontrava-se na Polónia a participar no exercício 'Saber Strike', integrado na manobra 'Steadfast Defender 24', onde participam também outros países aliados.
O homem deixa duas filhas, era natural do Equador, e ingressou no exército em 2004.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, já transmitiu as suas condolências aos "familiares e amigos" do falecido, condolências que estendeu "a toda a família do Exército".
Quiero transmitir mi más sincero pésame a la familia y amigos del cabo español fallecido hoy en un accidente en Polonia durante unas maniobras de la OTAN.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) April 22, 2024
Un sentido abrazo para sus compañeros del Tabor I del Grupo de Regulares de Ceuta y a toda la familia del Ejército de… https://t.co/oRYVsYjmXx
No total, mais de 90 mil militares de 32 países participam neste exercício, que termina dentro de uma semana e estava na sua segunda fase. Este é o maior exercício realizado pelos Aliados desde a Guerra Fria e com o qual a NATO quer praticar a sua capacidade de dissuasão.
[Notícia atualizada às 17h00]
Leia Também: Polónia pronta para receber armas nucleares da NATO