O presidente da república russa da Chechénia, Ramzan Kadyrov, partilhou, esta terça-feira, um vídeo a fazer exercício físico. A partilha surge um dia após um meio de comunicação social russo ter avançado que o líder checheno estava gravemente ferido.
"Um dia atarefado terminou com exercício e positividade", escreveu numa publicação nas redes sociais junto ao vídeo, que pode ver na galeria acima.
"Lembrem-se que cuidar da vossa saúde é um investimento no vosso futuro", acrescentou.
Na segunda-feira, o meio de comunicação independente Novaya Gazeta Europe publicou relatório médico que dizia que Kadyrov foi diagnosticado em 2019 com necrose pancreática, que leva à morte do tecido pancreático.
Segundo a publicação, o agravamento do estado de saúde de Kadyrov levou o Kremlin a procurar um sucessor para manter a estabilidade da região da Chechénia.
Já em setembro, o Novaya Gazeta Europe avançou que o líder checheno foi colocado em coma induzido após uma overdose de sedativos. A notícia foi sustentada por fontes anónimas de um hospital de Moscovo, onde Kadyrov terá sido tratado.
Sublinhe-se que Kadyrov, que governa a Chechénia com mão de ferro, é considerado próximo do presidente russo, Vladimir Putin, e tem uma milícia paramilitar, a 'kadyrovtsy'. No início da ofensiva russa, circularam nas redes sociais imagens de uma praça em Grozny, capital da Chechénia, cheia de soldados supostamente a caminho da Ucrânia. As forças sob o controlo de Kadyrov são acusadas de vários abusos na Chechénia.
A 26 de fevereiro de 2022, o líder da Chechénia confirmou a participação das tropas da república na invasão russa da Ucrânia.
Leia Também: Techno, pop e não só. Chechénia proíbe músicas muito rápidas ou... lentas