"Os F16 Falcons realizaram um bombardeamento contra um dos abrigos de terroristas do EI na cordilheira de Hamrin", localizada no norte do Iraque, às 08h10 [05h10 em Lisboa), que causou a morte de dois "líderes muito perigosos", destacou o Comando de Operações Conjuntas do Iraque, em comunicado, sem detalhar nomes ou cargos.
Na operação, as forças encontraram no esconderijo um grande número de armas, munições e equipamentos pertencentes a membros do grupo 'jihadista'.
O ataque foi realizado depois de a Direção de Inteligência Militar do Iraque ter desenvolvido um dispositivo de rastreamento para obter informações precisas, em cooperação e coordenação com o Comando de Operações Conjuntas, pode ler-se ainda na nota.
No final de março, o Exército iraquiano tinha anunciado uma operação na fronteira com a Síria, na qual matou um proeminente líder do Estado Islâmico identificado como Samir al Nimrawi, um cidadão iraquiano "responsável pela transferência e entrega de terroristas, armas e materiais explosivos entre o Iraque e a Síria".
O ISIS [Estado Islâmico] foi derrotado territorialmente no Iraque em 2017, depois de ter controlado grandes áreas do país desde 2014, mas as suas 'células adormecidas' continuam a realizar ataques, especialmente contra as forças de segurança iraquianas e particularmente na fronteira com a Síria e no norte e centro do país.
Leia Também: Tropas dos EUA no oeste do Iraque atacadas sem vítimas ou danos