Nuvens de poeira do Saara cobriram Atenas e outras cidades gregas esta terça-feira. Segundo as autoridades, este é um dos piores episódios do género a atingir o país desde 2018.
Uma névoa amarela-laranja sufocou várias regiões após dias de ventos fortes vindos do sul, limitando a visibilidade e alertando as autoridades sobre riscos respiratórios.
"É um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram a ilha de Creta em particular”, disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas, citado pelo The Guardian.
Greece goes Blade Runner 2049
— Bob Brandt (@RobertWBrandt) April 24, 2024
Orange sky - African dust blanketing Greece created an eerie image that made Athens look like a colony on Mars, Greek meteorologist says pic.twitter.com/VxsTbBr9fi
O Saara liberta entre 60 a 200 milhões de toneladas de poeiras por ano. Enquanto as partículas maiores regressam rapidamente à Terra, as mais pequenas podem viajar milhares de quilómetros, atingindo potencialmente toda a Europa.
Leia Também: Poeiras não colocaram em causa saúde dos mais sensíveis, diz relatório