Atenas acorda em tons laranja com poeiras do norte de África

As autoridades na Grécia alertam que as concentrações de poeira podem reduzir a luz solar e a visibilidade, enquanto o aumento dos níveis de partículas finas de poluição representa riscos para a saúde.

Notícia
AnteriorSeguinte

© REUTERS/Louisa Gouliamaki

Notícias ao Minuto
24/04/2024 08:54 ‧ 24/04/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Grécia

Nuvens de poeira do Saara cobriram Atenas e outras cidades gregas esta terça-feira. Segundo as autoridades, este é um dos piores episódios do género a atingir o país desde 2018. 

Uma névoa amarela-laranja sufocou várias regiões após dias de ventos fortes vindos do sul, limitando a visibilidade e alertando as autoridades sobre riscos respiratórios.

"É um dos episódios mais graves de concentração de poeira e areia do Saara desde 21 e 22 de março de 2018, quando as nuvens invadiram a ilha de Creta em particular”, disse Kostas Lagouvardos, diretor de pesquisa meteorológica do Observatório de Atenas, citado pelo The Guardian.

O Saara liberta entre 60 a 200 milhões de toneladas de poeiras por ano. Enquanto as partículas maiores regressam rapidamente à Terra, as mais pequenas podem viajar milhares de quilómetros, atingindo potencialmente toda a Europa.

Leia Também: Poeiras não colocaram em causa saúde dos mais sensíveis, diz relatório

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas