Um relógio de bolso encontrado juntamente com o corpo de John Jacob Astor IV, o homem mais rico que seguia a bordo do Titanic, vai ser leiloado a partir de sábado.
De acordo com a leiloeira responsável, Henry & Aldridge & Son, a licitação em 60 mil libras, cerca de 70 mil euros. Segundo os responsáveis, acredita-se que o objeto possa ser vendido por 150 mil libras, cerca de 175 mil euros.
O objeto, que tem as iniciais JJA gravadas, é de 14 quilates de ouro, e foi recuperado dias depois de o barco afundar, em abril de 1912.
Para além do relógio, foram encontrados juntamente com os restos mortais do homem, na casa dos 40 anos, um anel de diamantes e botões de punho de ouro e diamantes.
"Astor é bem conhecido como o passageiro mais rico a bordo do R.M.S. Titanic e foi considerado uma das pessoas mais ricas do mundo na altura, com um património líquido de cerca de 87 milhões de dólares (equivalente a vários milhares de milhões de dólares atualmente)", escreveu a casa de leilões.
Segundo conta as publicações britânicas, Astor estava no Titanic com a sua esposa, de 18 anos, com quem tinha recentemente casado. Os dois estavam a fazer uma viagem pela Europa e também pelo Norte de África após a polémica do seu casamento - dada a diferença de idades. Estariam a regressra a casa, nos Estados Unidos, quando a embarcação afundou.
O milionário ainda tentou entrar num bote salva vidas com a sua mulher, que sobreviveu à tragédia, mas foi-lhe dito que era preciso que as mulheres e crianças fossem resgatadas primeiro.
O relógio foi restaurado depois de ser devolvido à família e usado pelos membros da mesma.
Leia Também: Porta de Titanic (onde não cabia Jack) vendida por mais de 600 mil euros