EUA destroem 'drone' de rebeldes Hutis no Mar Vermelho

Os Estados Unidos anunciaram hoje que as suas forças destruíram um 'drone' (um veículo aéreo não tripulado) dos rebeldes xiitas Hutis do Iémen, na terça-feira, numa zona ao sul do Mar Vermelho.

Notícia

© Reuters

Lusa
01/05/2024 10:12 ‧ 01/05/2024 por Lusa

Mundo

EUA

Num comunicado, o Comando Central dos EUA (CENTOM, em inglês) afirmou que "um veículo aéreo não tripulado" foi atacado e destruído na terça-feira "com sucesso (...) numa área do Iémen controlada por terroristas Huthis, que são apoiados pelo Irão".

O 'drone' representava "uma ameaça iminente aos Estados Unidos, às forças da coligação e aos navios mercantes na região", afirmou a nota do CENTOM.

Esse comunicado dos Estados Unidos foi divulgado horas depois dos insurgentes iemenitas terem publicado, na rede social X, um vídeo de um ataque com 'drones' contra um navio mercante no Mar Vermelho.

Os Hutis disseram, numa nota que acompanhava o vídeo, que se tratava do navio "Cyclades", um cargueiro de cereais grego com bandeira de Malta, que "se dirigia para os portos da Palestina ocupada", referindo-se a Israel.

O porta-voz militar Huti anunciou na terça-feira novos ataques "com vários 'drones'" contra dois navios no Mar Vermelho, um deles o "Cyclades" e outro era o cargueiro MSC Orion, com bandeira da Madeira e que navegava no Oceano Índico, com procedência de Portugal e destino Omã.

O CENTCOM afirmou que nas últimas 48 horas foram lançados pelo menos oito 'drones' e três mísseis balísticos contra navios no Mar Vermelho pelos Hutis, referindo ainda que vários desses armamentos foram destruídos pelas forças norte-americanas no contexto das suas ações militares para proteger a navegação na região.

Estes novos ataques coincidem com uma campanha diplomática dos EUA, juntamente com os seus parceiros árabes e atores europeus, para alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

A guerra no enclave palestiniano foi o pretexto utilizado pelos Hutis para iniciarem os seus ataques com 'drones' e mísseis em meados de novembro contra navios israelitas ou navios que se dirigiam para Israel, bem como contra navios militares norte-americanos no Mar Vermelho, por onde circula pelo 15% do comércio marítimo mundial.

Leia Também: Navio danificado no Mar Vermelho em suposto ataque dos rebeldes Hutis

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas