Bangladesh instado a acabar com repressão a trabalhadores do setor têxtil

A organização Amnistia Internacional (AI) instou hoje as autoridades do Bangladesh a acabarem com a repressão aos trabalhadores do setor têxtil, num dia marcado por manifestações e reivindicações por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores.

Notícia

© Reuters

Lusa
01/05/2024 11:54 ‧ 01/05/2024 por Lusa

Mundo

Amnistia Internacional

"Pedimos ao Governo do Bangladesh que ponha imediatamente fim à repressão dos direitos destes trabalhadores e garanta que possam exercer o seu direito à liberdade de expressão e associação", adiantou a vice-diretora regional da Amnistia Internacional para o Sul da Ásia.

Segundo a organização, os trabalhadores daquele que é um dos principais setores da economia deste país asiático vivem "sob uma atmosfera de medo" devido a abusos dos direitos humanos.

No dia em que se assinala o Dia Internacional dos Trabalhadores, marcado por manifestações na capital e zonas industriais do país para reivindicar os direitos dos trabalhadores, a Amnistia Internacional lembrou que entre outubro e novembro do ano passado morreram pelo menos quatro trabalhadores em protestos onde exigiam melhores salários.

Em junho, um dirigente sindical foi assassinado, alegadamente por pessoas contratadas pelos proprietários de uma fábrica, quando reivindicava que fossem pagos os salários em atraso aos trabalhadores.

Desde esses protestos foram instaurados pelo menos 35 processos criminais contra trabalhadores têxteis e presas 131 pessoas, incluindo vários líderes sindicais.

"Isto teve um efeito inibidor sobre os líderes sindicais e grupos de direitos laborais que foram silenciados por medo de serem detidos e presos", afirmou a organização.

Leia Também: AI: Estado de Direito pode colapsar se não houver limites a tecnologias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas