Negligência médica em parto vale indemnização histórica em Espanha

Em causa estão quase 13 milhões de euros, o valor "mais elevado concedido até à data em Espanha para um caso desta natureza".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
01/05/2024 18:11 ‧ 01/05/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Uma companhia de seguros espanhola foi condenada pelo Tribunal de Primeira Instância de Santiago de Compostela, na Galiza, ao pagamento de uma indemnização de quase 13 milhões de euros a uma família por "negligência médica" durante um parto. Trata-se do valor "mais elevado concedido até à data em Espanha para um caso desta natureza".

Segundo a agência de notícias Europa Press, os factos remontam a 2015, quando a mãe se deslocou ao hospitalar privado Rosaleda de Santiago de Compostela para dar à luz. No entanto, devido ao insucesso da indução de parto e à tentativa de parto normal, "seguido de um atraso na necessária intervenção cirúrgica", verificou-se uma "hipoxia intraparto".

"Apesar de o registo cardiotocográfico ter alertado para a hipoxia e, em alguns momentos, se ter tornado ameaçador, não foi tido em conta", explicou o advogado da família Cipriano Castreje, que afirmou que o bebé sofreu "graves danos à nascença devido a negligência médica".

"Em consequência do atraso na realização de uma cesariana que tinha sido indicada há muito tempo, a criança nasceu com paralisia cerebral espástica, cegueira absoluta, epilepsia, surdo-mudez, atraso mental e deficiências múltiplas graves", acrescentou.

O advogado criticou a posição da companhia de seguros, que nunca reconheceu a incapacidade da criança e "não pagou um único euro desde o nascimento do bebé".

Leia Também: Grupo roubava carros com grua para os desmantelar e vender como peças

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas