Líder do Hamas acusa Israel de sabotar negociações de paz

O líder do grupo islamita Hamas, Ismail Haniyeh, acusou hoje Israel de sabotar os esforços de mediação para uma trégua em Gaza, associada a uma troca de reféns detidos neste território e de palestinianos detidos por Israel.

Notícia

© Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images

Lusa
05/05/2024 14:01 ‧ 05/05/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Num comunicado, Haniyeh defendeu que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, quer "inventar justificações constantes para a continuação da agressão, a extensão do conflito e a sabotagem dos esforços feitos pelos vários mediadores e partes".

Ainda assim, o líder do Hamas garantiu que continua interessado em alcançar "um acordo abrangente e interligado" que ponha fim à guerra com Israel.

 
"O Hamas ainda está interessado em chegar a um acordo abrangente e interligado que ponha fim à agressão, garanta a retirada [de Israel] e consiga um acordo sério de troca de prisioneiros", assegurou Haniye.

O líder do Hamas sublinha que o seu movimento participa nestas conversações com um caráter "sério e positivo", como ficou demonstrado pelas "reuniões intensas" anteriores à reunião do Cairo, onde decorrem as negociações de paz, nas quais transmitiu "posições flexíveis".

Haniye insistiu ainda que os Estados Unidos devem assumir um papel de liderança neste conflito, "em vez de fornecer armas para a destruição e o genocídio".

Leia Também: Netanyahu não aceitará acordo com o Hamas que exija fim da guerra

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas