O presidente do Brasil, Lula da Silva, e a mulher, Janja, estiveram, este domingo, no estado de Rio Grande do Sul, que é o mais afetado pelas chuvas.
"Chegámos a Rio Grande do Sul para fortalecer o trabalho de apoio ao povo gaúcho que vem sendo feito pelo governo federal, estadual e pelas autarquias", escreveu Lula da Silva numa publicação na rede social X (antigo Twitter) na qual agrega um vídeo que mostra a sua chegada ao estado brasileiro.
Segundo o último balanço das autoridades, já morreram 66 pessoas na região devido ao fenómeno.
Chegamos no Rio Grande do Sul para fortalecer o trabalho de apoio ao povo gaúcho que vem sendo feito pelo governo federal, estadual e pelas prefeituras.
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2024
@ricardostuckert pic.twitter.com/xDTaRrG007
Salientando que é "um homem que crê muito em Deus", Lula disse que era "necessário ver de perto para compreender a escala do que aconteceu", tal como fez, e, assim, ajudar a população local.
Eu sou um homem que crê muito em Deus. E eu coloquei meu time de ministros à disposição nesta viagem. Chamei também os representantes dos outros poderes. Era necessário ver de perto, como estamos fazendo aqui, para compreender a escala do que aconteceu e ajudar a população do…
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2024
Janja da Silva realçou a visita ao município de Canoas, onde esteve à conversa "com pessoas que perderam as suas casas e estão acolhidas em abrigos", além de ter visitado "o projeto 101 vira-latas com apoio da Secretaria Municipal de bem-estar animal, responsáveis por resgatar animais também atingidos pela tragédia".
"Povo gaúcho, estamos juntos!", salientou a primeira-dama brasileira nas redes sociais, apelando a que este seja um "momento de união e reconstrução".
Neste domingo (5), voltei mais uma vez ao Rio Grande do Sul, para acompanhar de perto o auxílio às vítimas das fortes chuvas que assolam o estado, consequência nefasta da crise climática. Em Canoas, pude conversar com pessoas que perderam suas casas e estão acolhidas em abrigos,… pic.twitter.com/psmmumb6E7
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 5, 2024
As consequências da crise climática são catastróficas. Hoje estive novamente no Rio Grande do Sul: é tempo, mais do que nunca, de União e Reconstrução. Rio Grande do Sul, seguimos juntos! pic.twitter.com/bwzzPaPQM4
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 5, 2024
Leia Também: Cheias já fizeram 67 mortos no Brasil, 101 pessoas desaparecidas