Foi roubado um equipamento radioativo em La Llagosta, nos arredores de Barcelona, Espanha, que apresenta "risco em caso de abertura". O aviso é deixado pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol, citado pelo diário ABC, sobre o roubo que aconteceu no número 46 da rua Riera d'Horta.
O equipamento contém duas fontes radioativas de categoria 4, numa escala de 1 a 5, que "é pouco provável que sejam perigosas para as pessoas". Isto porque a sua radioatividade não acarreta riscos radiológicos, sempre e quando o equipamento permaneça intacto e fechado.
Agora, as fontes radioativas, que estão no interior do equipamento, protegidas e encapsuladas, "podem apresentar riscos em caso de abertura ou destruição dos equipamentos que deixem as fontes desprotegidas".
O ABC deixa ainda uma descrição física do equipamento roubado: É uma mala de transporte de cor laranja, com uma abertura superior com fecho duplo de segurança, medindo aproximadamente 80x50x50 centímetros. O equipamento, também ele laranja, está no interior, com uma alça de metal e um ecrã de vidro com teclado numérico.
Tanto a mala como o equipamento têm marcações amarelas, indicando que contêm material radioativo.
Leia Também: Bielorrússia inicia exercício com armas nucleares táticas russas