O Presidente do Brasil disse ter perguntado a uma mulher com cinco filhos, beneficiária do programa 'Minha Casa Minha Vida', um programa de habitação do país, "quando vai fechar a porteira" [porta ou portão], ou seja, quando vai deixar de ter filhos.
A mulher, de 27 anos, foi contemplada com um imóvel daquele programa, que visa facilitar o acesso ao crédito às famílias mais carenciadas.
"Quando eu entrego a chave para uma pessoa, aquela menina que tem um monte de filhos, ela tem cinco filhos. Eu falei: companheira, quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filhos, ela tem 27 anos de idade", contou Lula da Silva durante uma cerimónia em Maceió para a entrega de 914 residências do programa 'Minha Casa, Minha Vida'.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ter perguntado a uma mulher, beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, “quando vai fechar a porteira?”, ao questionar se ela pretende ter mais filhos. A mãe de 27 anos que foi contemplada com um imóvel do programa tem cinco… pic.twitter.com/15H1tqYv5G
— Política Estadão (@EstadaoPolitica) May 10, 2024
Lula continuou, afirmando que aconselhou a mulher a cuidar de si, porque "é preciso, na hora que o filho nasce, ter um plano para o cuidado da criança". "Nem sempre o Estado cuida, nem sempre a religião cuida, quem tem que cuidar é o pai e a mãe", acrescentou o presidente brasileiro, que afirmou que fica feliz quando entrega as moradias, que comparou a ninhos para as famílias criarem os filhos.
Estas declarações surgem depois de, na quinta-feira, Lula ter dito que as máquinas de lavar são "muito importantes para as mulheres" - uma declaração feita durante o anúncio das medidas de apoio ao Rio Grande do Sul.
Leia Também: Equipas tentam resgatar cavalo 'Caramelo' no Brasil: "Superou a noite"