Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

"Liberdade". Livro de memórias de Merkel será publicado em novembro

O livro, intitulado 'Liberdade. Memórias 1954 - 2021', será lançado em mais de 30 países.

"Liberdade". Livro de memórias de Merkel será publicado em novembro
Notícias ao Minuto

23:14 - 13/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Angela Merkel

O livro de memórias da ex-chancelar da Alemanha, Angela Merkel, será publicado a 26 de novembro e terá 700 páginas, anunciou, esta segunda-feira, a editora Kiepenheuer & Witsch.

O livro, intitulado 'Liberdade. Memórias 1954 - 2021', será lançado em mais de 30 países, adiantou ainda a editora, citada pela estação alemã Deutsche Welle (DW).

Quase três anos após o fim do mandato de 16 anos, Angela Merkel faz uma retrospetiva da sua "vida em dois Estados alemães - 35 anos na Alemanha Oriental, 35 anos na Alemanha reunificada".

Merkel nasceu em Hamburgo, no noroeste da Alemanha, a 17 de julho de 1954, mas mudou-se com a família para a antiga República Democrática Alema (RDA) pouco tempo depois, recorda a DW.

"O que é a liberdade para mim? Essa pergunta perseguiu-me durante toda a minha vida", disse a ex-chanceler em comunicado, após a divulgação do livro que foi escrito com a colaboração de Beate Baumann, sua chefe de gabinete e assessora política. 

"Sem democracia não há liberdade, não há Estado constitucional, não há proteção dos direitos humanos", acrescentou.

Merkel frisou ainda que liberdade significa "não parar de aprender, não ter que ficar parada, não poder ir além, mesmo depois de deixar a política".

Angela Merkel foi considerada a mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes durante mais de 10 anos consecutivos. Foi chanceler da Alemanha, a maior economia da Europa, entre 2005 e 2021, sendo substituída por Olaf Scholz. 

Leia Também: Direita conservadora alemã à frente de partidos do governo nas sondagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório