Recluso em fuga em França já foi condenado 13 vezes. 1.ª foi aos 15 anos

Segundo Laure Beccuau, em conferência de imprensa aos jornalistas, citada pelo canal francês CNews, o foragido estava detido desde 7 de janeiro de 2022 no âmbito de vários processos.

Notícia

© X

Notícias ao Minuto
14/05/2024 23:28 ‧ 14/05/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

França

A procuradora francesa da República de Paris, Laure Beccuau, traçou o perfil e revelou novos detalhes sobre Mohamed Amra, o recluso que está em fuga após a carrinha prisional em que seguia ter sido alvo de uma emboscada deliberada na região de Eure.

Segundo Laure Beccuau, em conferência de imprensa aos jornalistas, citada pelo canal francês CNews, o foragido estava detido desde 7 de janeiro de 2022 no âmbito de vários processos. Esteve detido em Fleury-Mérogis, na prisão de Santé em Paris, e em Marselha, antes de ser transferido para Évreux para aguardar julgamento.

Com apenas 30 anos, o homem nascido em 1994 já tem treze condenações, a primeira das quais em 2009, quando tinha apenas 15 anos. 

A maior parte destas condenações foram proferidas pelo Tribunal de Evreux e pelo Tribunal de Recurso de Rouen, e dizem respeito a crimes contra a propriedade, nomeadamente roubos, uma tentativa de homicídio e posse de arma de fogo.

Outra medida de prisão provisória foi decretada em setembro de 2023 num processo de investigação do tribunal de Marselha, no qual é indiciado por homicídio em gangue organizado,  sequestro e associação criminosa, entre outros crimes.

"Até ao momento, a sua ficha criminal não menciona nenhuma condenação por tráfico de droga", afirmou a procuradora, descartando as informações avançadas pelos órgãos de comunicação franceses que davam conta que seria o cabecilha de uma rede de tráfico de drogas.

Encontrados dois veículos queimados

A procuradora de Paris revelou ainda que foram encontrados não um, como tinha já sido avançado, mas dois veículos queimados após o ataque à carrinha prisional. Os veículos foram encontrados em Houtteville e Gauville-le-Campagne, na zona de Eure.

A investigação deve determinar qual é a ligação com o ataque. “A determinação dos magistrados e investigadores está e estará à altura deste surto de violência", concluiu a procuradora.

Recorde-se que dois guardas prisionais foram mortos e outros dois ficaram em estado crítico, depois de terem sido alvejados, esta manhã, durante um ataque à carrinha prisional onde seguiam. O incidente aconteceu numa portagem de Incarville, na região de Eure.

O alerta foi dado cerca das 11h00 (hora local) e na fuga estiveram envolvidos dois veículos, bem como um recluso. Em causa, estaria o objetivo de libertar o preso transportado no momento do incidente.

Uma caça a Mohamed A., mais conhecido como 'La Mouche', está em curso. "Todas as forças estão mobilizadas para deter o recluso", indicou uma fonte policial ao Le Figaro.

Leia Também: Euromilhões sai em França. Dois terceiros prémios 'voam' para Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas