EUA informam que 50 camiões entraram na Faixa de Gaza (mas querem mais)

Os EUA informaram hoje que 50 camiões carregados com ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza, no domingo, pela passagem de Kerem Shalom, mas salientaram que eram insuficientes e instaram Israel a abrir a passagem por Rafah.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/05/2024 23:56 ‧ 14/05/2024 por Lusa

Mundo

Gaza

"Isto não é suficiente. É preciso fazer mais e este é mais um exemplo da necessidade de abrir a passagem fronteiriça de Rafah, para que possamos ver um mais fluxo sustentado de ajuda humanitária para Gaza", afirmou hoje, em conferência de imprensa, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Vedant Patel.

Sublinhou, a propósito, que o governo do presidente Joe Biden continua a "fazer todo o possível para garantir a abertura da passagem fronteiriça" de Rafah e a utilização da máxima capacidade da de Kerem Shalom.

As suas afirmações foram feitas depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, ter dito antes que em caso algum o exército renunciaria ao controlo do lado Rafah, na Faixa de Gaza.

Depois, o seu homólogo egípcio Samé Shukri, condenou "veementemente as tentativas desesperadas da parte israelita de responsabilizar o Egito pela crise humanitária sem precedentes que se vive na Faixa de Gaza".

Leia Também: ONU: Ofensiva de Rafah desloca numa semana 20% da população de Gaza

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas