Biden condenou a "tentativa de assassinato" do primeiro-ministro eslovaco
O Presidente norte-americano, Joe Biden, condenou a "tentativa de assassinato" hoje do primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, no âmbito de um "horrível ato de violência".
© Chip Somodevilla/Getty Images
Mundo Joe Biden
"Estou alarmado com a notícia do ataque ao primeiro-ministro eslovaco Robert Fico", afirmou Biden numa declaração oficial da Casa Branca, referindo estar, juntamente com a sua mulher, Jill, a "rezar pela rápida recuperação" do governante da Eslováquia.
"Apoiamos a sua família e o povo da Eslováquia. Condenamos este horrível ato de violência", acrescentou o líder dos Estados Unidos, sublinhando que a embaixada norte-americana em Bratislava "está em estreito contacto com o governo e pronta a ajudar".
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também comentou o ataque a Fico.
"Estamos chocados com estas notícias terríveis. Estamos com o primeiro-ministro Fico e a sua família", publicou o britânico, numa breve mensagem divulgada na rede social X.
O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, está "entre a vida e a morte", segundo o governo de Bratislava, depois de hoje ter sido alvo de um atentado a tiro, de acordo com a sua página oficial no Facebook, indicando que as próximas horas "serão decisivas".
A televisão eslovaca TA3 descreveu que o líder eslovaco de 59 anos foi atingido no estômago por quatro tiros, disparados do lado de fora da Casa da Cultura, na cidade de Handlova, localizada a cerca de 150 quilómetros a nordeste da capital.
A polícia isolou o local e o suspeito foi detido.
O líder eslovaco foi transportado de helicóptero para Banská Bystrica, a 29 quilómetros de distância.
Leia Também: Biden e Trump vencem primárias de Maryland, Virgínia Ocidental e Nebrasca
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com