Polícia sueca reforça segurança após disparos junto à embaixada de Israel

A polícia sueca anunciou hoje o reforço da segurança em torno dos "bens e interesses israelitas e judaicos" na Suécia após disparos durante a madrugada nas imediações da embaixada de Israel no centro de Estocolmo.

Notícia
AnteriorSeguinte

© HENRIK MONTGOMERY/TT/TT NEWS AGENCY/AFP via Getty Images

Lusa
17/05/2024 17:07 ‧ 17/05/2024 por Lusa

Mundo

Suécia

"Devido a disparos suspeitos na proximidade da embaixada de Israel em Estocolmo, a polícia adotou medidas de segurança [para proteger] os bens e os interesses israelitas e judaicos em todo o país", indicaram as forças policiais na sua página na Internet.

Uma patrulha da polícia sueca detetou durante a madrugada o registo de disparos perto da representação diplomática israelita.

A zona foi delimitada e as autoridades policiais iniciaram buscas em diversos bairros de Estocolmo ao início da manhã. Foi ainda aberto um inquérito por infração grave à legislação sobre armas.

Diversas pessoas foram interrogadas, informou a polícia, mas a procuradora responsável pelo inquérito, Marika Hoppe, indicou hoje de manhã, em comunicado, que não foi efetuada qualquer detenção.

"Acompanhamos de perto o inquérito sueco em curso relacionado com os disparos junto à embaixada de Israel em Estocolmo", afirmou o embaixador de Israel na Suécia, Ziv Nevo Kulman, na rede social X.

"Agradecemos às autoridades suecas pela sua imediata reação e pelo inquérito em curso, e ainda pelo reforço das medidas de segurança em redor da nossa embaixada e junto das comunidades judaicas", acrescentou o representante diplomático.

A polícia recusou informar se os disparos foram dirigidos em direção à embaixada israelita.

Em fevereiro, a polícia sueca detetou um engenho "provavelmente ativado" no recinto da embaixada e o embaixador de Israel referiu-se na altura a uma tentativa de atentado.

Os serviços de informações suecos (Sapo) desencadearam na ocasião um inquérito por "crime terrorista".

Leia Também: Polícia investiga tiroteio junto a embaixada de Israel na Suécia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas