"É uma honra especial para a Ucrânia e para os ucranianos que, após a minha chegada a Espanha, Sua Majestade o Rei Felipe VI tenha recebido pessoalmente a nossa delegação", escreveu Zelensky na sua conta na rede social X.
O Presidente ucraniano também confirmou -- nesta que foi a sua primeira mensagem publicada em solo espanhol -- a assinatura de um acordo bilateral de segurança com Espanha semelhante ao que já firmou com muitos outros aliados da Ucrânia.
Na mesma mensagem, Zelensky mencionou o encontro com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. A cooperação militar entre os dois países, o novo pacote de ajuda militar de Espanha e a formação que o Exército espanhol está a oferecer aos soldados ucranianos são os temas na agenda do encontro.
Também a cimeira de paz a realizar em Lucerna (centro da Suíça), em 15 e 16 de junho, consta no alinhamento do encontro.
"Coordenaremos os nossos esforços para garantir que ambos resultem em conclusões tangíveis", disse Zelensky, que também anunciou reuniões com o Rei Felipe VI e com os líderes do congresso e do senado, bem como com os diferentes grupos parlamentares representados nas duas câmaras do parlamento espanhol.
It is a special honour for Ukraine and Ukrainians that, upon my arrival in Spain, His Majesty King Felipe VI personally welcomed our delegation.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 27, 2024
During the visit, we will sign a bilateral security agreement and hold talks with Prime Minister Pedro Sánchez.
We intend to discuss… pic.twitter.com/2M55eV9xTt
Leia Também: "É mais necessário do que nunca redobrar o nosso apoio à Ucrânia"