A Ucrânia e a Bélgica assinaram, esta terça-feira, um acordo bilateral de segurança que inclui a entrega de 30 caças F-16, durante uma reunião em Bruxelas entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.
"Hoje, em Bruxelas, o primeiro-ministro e eu assinámos um acordo bilateral de segurança e apoio a longo prazo entre a Ucrânia e a Bélgica. O documento inclui pelo menos 977 milhões de euros de ajuda militar belga à Ucrânia este ano, bem como o compromisso da Bélgica de prestar apoio ao nosso país durante os dez anos de vigência do acordo", lê-se na partilha de Zelensky.
Segundo o presidente ucraniano, "pela primeira vez, um acordo deste tipo especifica o número exato de caças F-16 - 30 - que serão entregues à Ucrânia até 2028, com o primeiro a chegar já este ano".
O acordo garante a "assistência oportuna da Bélgica em matéria de segurança, veículos blindados modernos, equipamento para satisfazer as necessidades da força aérea e da defesa aérea da Ucrânia, segurança naval, desminagem, participação na coligação de munições de artilharia e formação militar", refere Zelensky.
Ao que esclarece o presidente ucraniano, o documento prevê igualmente a cooperação industrial no domínio da defesa, o apoio à fórmula de paz da Ucrânia, o reforço das sanções contra a Rússia, a compensação dos danos, a justiça para o agressor, a utilização dos bens russos congelados e a recuperação económica.
"A Ucrânia e a Bélgica aprofundarão igualmente a sua cooperação em matéria de informações, cibersegurança e luta contra a desinformação. A Bélgica manifesta igualmente o seu apoio à futura adesão da Ucrânia à UE e à NATO", acrescenta.
Zelensky agradece ainda "ao primeiro-ministro De Croo, ao seu governo e a todos os belgas pelo apoio inabalável e duradouro à Ucrânia".
Today in Brussels, Prime Minister @AlexanderDeCroo and I signed a bilateral security and long-term support agreement between Ukraine and Belgium.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 28, 2024
The document includes at least €977 million in Belgian military aid to Ukraine this year, as well as Belgium's commitment to…
Recorde-se que a viagem do presidente ucraniano até Bruxelas acontece depois de Zelensky ter visitado Espanha e ter assinado um acordo de segurança entre os dois países, que "inclui um compromisso de ajuda militar para 2024 de mil milhões de euros que vai permitir à Ucrânia reforçar as suas capacidades", declarou Sánchez durante uma conferência de imprensa comum.
De seguida, parte para Lisboa, em Portugal, onde será recebido durante a tarde pelo chefe de Estado e pelo primeiro-ministro e assinará de um acordo de cooperação bilateral para dez anos.
Veja as imagens de Zelensky em Bruxelas na galeria acima.
Leia Também: Michel falou com Zelensky e apelou a adesão massiva a Conferência da Paz