Está a correr o mundo, graças à 'magia' da Internet, uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA), alusiva ao conflito armado na Faixa de Gaza, com a frase 'All Eyes on Rafah' ("Todos os olhos em Rafah", em tradução livre).
A imagem já foi partilhada mais de 40 milhões de vezes na rede social Instagram, onde várias celebridades a usaram para expressar preocupação com a situação no Médio Oriente.
No domingo, um ataque aéreo israelita em Rafah atingiu um campo para refugiados, provocando um incêndio. Pelo menos 45 pessoas morreram neste local.
À NBC News, um especialista em desinformação e professor associado na Universidade Hamad Bin Khalifa, no Qatar, disse que a imagem "definitivamente parece" ter sido gerada por IA.
Isto porque não parece ser fotorealista, incluindo sombras incomuns. Na imagem é possível ver um acampamento com tendas, que estão distribuídas de forma simétrica, um sinal de repetição de padrão comum em imagens geradas por IA.
A frase foi cunhada pelo responsável da Organização Mundial da Saúde (OMS) para os Territórios Palestinianos Ocupados, Rick Peeperkorn, em fevereiro, após primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ter ordenado que civis na Faixa de Gaza procurassem abrigo em Rafah.
A imagem tem sido partilhada numa campanha por chamar a atenção para a situação na Faixa de Gaza, esquivando as regras de controlo de conteúdo das redes sociais que, tendencialmente, bloqueiam imagens violentas como as que vão surgindo de Rafah, principalmente nos últimos dias.
All eyes on #Rafah 🇵🇸 pic.twitter.com/bg3bAtl3dQ
— The Palestinian (@InsiderWorld_1) May 27, 2024
Leia Também: Hamas critica EUA por desvalorizar massacres israelitas em Rafah