A Polícia Nacional espanhola deteve um dos homens mais procurado pelas autoridades da República Dominicana. Trata-se do chefe de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de droga e ao assassínio contratado, que era procurado por um crime de homicídio.
Segundo a autoridade espanhola, o homem - conhecido como 'La J' - está também a ser investigado pela sua ligação a dezenas de homicídios e por ameaçado o Procurador-Geral da República Dominicana e membros de organizações criminosas com as quais estava em concorrência.
Foi detido em colaboração com a INTERPOL na localidade de San Sebastian de los Reys, em Madrid, após uma investigação que começou em março, quando se suspeitou que o fugitivo mais procurado pelas autoridades dominicanas pudesse estar em Espanha.
'La J' estava a ser procurado por um crime ocorrido no passado dia 15 de janeiro, quando ordenou o homicídio de um recluso na prisão de 'El Pinito, na província de La Vega, na República Dominicana.
"Para o efeito, recorreu a um membro da sua organização, um recluso do mesmo centro, que forneceu ao recluso uma substância tóxica que lhe causou a morte. A ordem de morte foi motivada por problemas relacionados com o controlo dos pontos de abastecimento de droga, tendo sido emitido um mandado de captura internacional para a sua detenção", explicou a Polícia Nacional, num comunicado divulgado esta quinta-feira.
No entanto, o detido é ainda suspeito de estar "diretamente ligado a dezenas de mortes violentas em várias províncias do norte da República Dominicana", além de ser o chefe "de uma organização criminosa dedicada a assassinatos por contrato, tráfico de droga a nível nacional e internacional, branqueamento de capitais e por gerir a maioria dos pontos de venda na cidade de Santiago de los Caballeros".
Leia Também: Detido suposto assassino em série no sul de Moçambique