A lancha LAC RETBA intercetou um barco "envolvido em migração irregular, a 60 quilómetros da costa de Dacar", a capital do país, informou a marinha senegalesa através da sua conta na rede social X, no final do dia de segunda-feira.
"A embarcação, proveniente da Gâmbia, tinha 219 migrantes a bordo, incluindo 25 menores e 27 mulheres, todos desembarcados em Dacar e entregues aos serviços competentes", acrescentou a marinha, sem fornecer mais pormenores.
Embora as autoridades não tenham especificado o destino da embarcação, o Senegal é um país de trânsito e de origem de migrantes que chegam irregularmente às Ilhas Canárias espanholas.
La Marine sénégalaise a intercepté ce 2 juin 2024 une pirogue de migrants irréguliers au large de Dakar. 219 migrants secourus dont 25 mineurs et 27 femmes.
— DIRPA (@CHEFDIRPA) June 3, 2024
Partie de la Gambie le 1e juin, la pirogue a récupéré d'autres migrants à Joal et Thiaroye avant de poursuivre son transit. pic.twitter.com/zNWsd2yyrd
Pelo menos 24 migrantes que partiam do Senegal em direção a Espanha morreram em 28 de fevereiro último, depois de a embarcação em que viajavam ter adornado ao largo da costa de Saint-Louis, no noroeste do país.
A rota migratória entre a costa africana e as ilhas espanholas é considerada uma das mais perigosas do mundo, com uma taxa de mortalidade nos últimos anos de uma vítima por cada vinte sobreviventes, o dobro da registada no Mar Mediterrâneo.
Leia Também: Mais de 10 mil já atravessaram Canal da Mancha para chegar ao Reino Unido