"O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, confirmou que o seu país irá fornecer à Ucrânia um segundo sistema de defesa aérea SAMP/T", declarou Andriï Iermak, chefe da administração presidencial ucraniana, na rede Telegram.
Uma fonte governamental italiana confirmou este anúncio à agência France-Presse (AFP), sem fornecer mais pormenores.
"Vamos enviar um SAMP/T, um equipamento de defesa aérea e, portanto, de proteção, que a Ucrânia nos pediu", indicou Tajani a uma rádio, na segunda-feira à noite.
A Itália raramente comunica pormenores sobre as suas entregas militares à Ucrânia, mas o ministro da Defesa, Guido Crosetto, deu a entender que Roma poderá levantar algum do secretismo no futuro.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sublinhou que o seu país precisa de pelo menos mais sete modernos sistemas antiaéreos Patriot, incluindo dois para defender a região de Kharkiv, no nordeste, que tem sido alvo de uma ofensiva russa desde 10 de maio.
De acordo com as autoridades ucranianas, oito pessoas ficaram feridas nos bombardeamentos russos de segunda-feira à noite nas regiões de Kharkiv e Dnipropetrovsk (centro-sul da Ucrânia).
Leia Também: Kyiv coloca provedora de crianças russa sob mandado de captura