Um veterano da Segunda Guerra Mundial, de 100 anos de idade, morreu apenas um dia antes de viajar para a Normandia, na França, onde ia participar no 80.º aniversário do Dia D e da Batalha da Normandia.
Segundo o jornal The Guardian, o canadiano William Cameron morreu no domingo. "Estamos entristecidos pela morte do Veterano da Segunda Guerra Mundial William 'Bill' Cameron. Descanse em paz", lia-se numa publicação do Ministério dos Assuntos de Veteranos do Canadá, no X (antigo Twitter).
Cameron, que participou no conflito no setor da aviação, esteve presente no desembarque das tropas norte-americanas na Normandia, a 6 de junho de 1944.
"Digo-vos, foi algo horrível. Ficamos todos muito assustados, não há dúvida sobre isso, especialmente quando os aviões [inimigos] vinham diretamente contra nós", disse o veterano, num vídeo publicado pelo museu Juno Beach Centre.
Alguns membros da tripulação da embarcação onde seguia, naquele dia, sofreram ferimentos, mas nenhum morreu.
Segundo o The Guardian, cerca de 45 mil canadianos perderam a vida na Segunda Guerra Mundial. Desses, 381 morreram só no Dia D, e um total de 5.500 na Batalha da Normandia.
Leia Também: Paraquedistas iniciam comemorações dos 80 anos do 'Dia D' na Normandia