Biden e Trump vencem penúltima ronda de primárias

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o rival republicano Donald Trump venceram, sem surpresa, na penúltima ronda das eleições primárias, na terça-feira, rumo às presidenciais de novembro.

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/06/2024 04:11 ‧ 05/06/2024 por Lusa

Mundo

Eleições EUA

De acordo com dados preliminares, Trump venceu nos estados do Novo México (sudoeste), Nova Jersey (nordeste) e Montana (oeste), na primeira vez que foi a votos depois de ser condenado num caso de subornos ligados à campanha eleitoral do republicano de 2016.

Em 30 de maio, um júri de Nova Iorque considerou o magnata culpado das 34 acusações que enfrentava, ligadas a relação que teve com a atriz pornográfica Stormy Daniels. Foi a primeira vez que um ex-presidente norte-americano foi considerado culpado por um delito penal.

Trump foi o único nome no boletim de voto das primárias republicanas em Nova Jersey e venceu também, com 83,9% dos votos, no Novo México, onde os eleitores puderam optar por rivais que, entretanto, já desistiram da corrida, incluindo Nikki Haley.

A antiga embaixadora dos EUA junto da ONU desistiu em março e, há duas semanas, disse que ia votar em Trump nas presidenciais de novembro. Mesmo assim, Haley obteve 8,9% dos votos no Novo México.

Por seu turno, Joe Biden venceu as primárias democratas no distrito federal da capital, Washington, e nos estados do Novo México, Nova Jersey, Dakota do Sul (centro-norte), embora neste último tenha conseguido apenas 74,5% dos votos.

Os republicanos já tinham realizado as primárias em Washington em março, enquanto o Dakota do Sul cancelou as primárias republicanas por não haver qualquer oposição à candidatura de Trump.

Apesar da vitória, Biden enfrentou campanhas organizadas em vários estados que apelavam aos eleitores para votar na opção "descomprometido" nas primárias democratas, assim como escreverem no boletim a frase "Justiça para a Palestina, cessar-fogo permanente agora!".

A opção "descomprometido" obteve entre 9,2% e 7,1% nas quatro primárias democratas, devido ao descontentamento com o apoio de Biden à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.

As primárias nos Estados Unidos terminam no sábado com duas primárias do Partido Democrata, nos territórios de Guam, uma ilha no oeste do oceano Pacífico, e das Ilhas Virgens, nas Caraíbas.

O Partido Republicano já tinha realizado primárias nestes dois territórios, em 08 de fevereiro nas Ilhas Virgens e em 16 de março em Guam.

Donald Trump será formalmente empossado como candidato numa convenção do Partido Republicano, em Milwaukee (centro-norte), de 15 a 18 de julho.

Cerca de um mês depois, entre 19 e 22 de agosto, em Chicago, no vizinho estado de Illinois, será a vez de Joe Biden ser nomeado como candidato presidencial na convenção do Partido Democrata.

Os dois políticos voltam a enfrentar-se, tal como em 2020, nas eleições presidenciais de 5 de novembro.

Leia Também: Trump pede levantamento de ordem de silêncio após veredito

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas