"Felicito em particular Eugenia Kozlova pelo regresso de seu filho Andrei [Kozlov] a quem, como a todos os israelitas hoje libertados, desejo uma rápida recuperação e o regresso a uma vida plena", indicou o diplomata em comunicado publicado na rede social X.
O embaixador russo em Telavive também dirigiu a "sua alegria pelo resgate seguro" aos familiares e amigos dos outros três reféns, identificados como Noa Argamani, Almog Meir Jan e Shlomi Ziv.
Todos se encontram bem de saúde e estão a ser acompanhados num hospital israelita na sequência de uma operação do Exército israelita no campo de refugiados de Nuseirat, centro da Faixa de Gaza.
Viktorov defendeu que a libertação dos reféns tem sido uma prioridade promovida "de forma ativa" pelo Governo russo nos fóruns internacionais, para além dos contactos bilaterais para a solução do conflito israelo-palestiniano.
Nesse sentido, assinalou os "esforços enérgicos" da Rússia para "trazer de volta" os cidadãos russos retidos na Faixa de Gaza desde os ataques do movimento islamita Hamas em 07 de outubro, recordando que já foram libertados três pessoas de nacionalidade russa.
Pelo menos dois outros cidadãos russos ainda permanecem na Faixa de Gaza, com o embaixador a destacar os esforços diplomáticos tendentes à sua libertação.
Anatoli Viktorov também reiterou que "apenas um fim rápido das hostilidades" permitirá atender aos urgentes problemas humanitários no enclave palestiniano, incluindo a libertação dos restantes reféns.
Leia Também: Blinken saúda resgate de quatro reféns israelitas na Faixa de Gaza