Alemanha. União Democrata-Cristã (CDU) vence com 30%, seguida do AfD

A União Democrata-Cristã (CDU) venceu as eleições europeias de domingo na Alemanha, com 30%, segundo os resultados finais hoje publicados pelo Parlamento Europeu (PE), seguindo-se o partido da extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), com 15,90%.

Notícia

© Getty Images

Lusa
10/06/2024 09:56 ‧ 10/06/2024 por Lusa

Mundo

Europeias/Alemanha

O SPD do chaceler Olaf Scholz somou 13,90%, num país que elege 96 eurodeputados.

O líder da União Democrata-Cristã (CDU), Friedrich Merz, sublinhou domingo estar "orgulhoso" e "grato" com as projeções que davam aos conservadores a vitória.

"Em conjunto com Ursula von der Leyen, a CDU e a CSU (partido irmão da CDU na Baviera) ganharam as eleições europeias na Alemanha de forma clara", afirmou.

"O resultado das eleições deixa-me muito orgulhoso e muito grato", frisou, entre aplausos, acrescentando que estes resultados, que mostram uma queda dos três partidos que formam a coligação "semáforo" que governa o país, devem servir de lição para o futuro.

"Isto foi um desastre para os partidos da coligação, o Partido Social-Democrata (SPD), os Verdes, e os Liberais do FDP. Devem agora pensar no futuro e corrigir e mudar as suas políticas", apontou.

Ursula von der Leyen, 'spitzenkandidaten' (candidata principal) da CDU e do PPE, falou desde Bruxelas, sublinhando o excelente resultado da união dos conservadores que estiveram "fortes e estáveis em tempos difíceis".

Leia Também: Bardella é o candidato da extrema-direita a primeiro-ministro de França

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas