O presidente da Rússia, Vladimir Putin, esteve esta quarta-feira na Coreia do Sul, naquela que foi a sua primeira visita ao país em quase 25 anos, e foi recebido pelo homólogo norte-coreano, Kim Jong-Un, numa cerimónia repleta de sorrisos e abraços - e presentes.
Para receber o presidente russo, a praça principal de Pyongyang foi decorada com enormes retratos dos líderes russo e norte-coreano e milhares de habitantes da cidade, muitos dos quais crianças, saudaram Putin e Kim com flores e balões, ao som de uma orquestra militar.
Segundo a imprensa estatal russa, que cita um assessor do Kremlin, Putin ofereceu ao seu "aliado" uma luxuosa limusina Aurus, depois de, em fevereiro, o ter presenteado com um carro da mesma fabricante russa.
Durante a visita, Putin e Kim foram fotografados a dar uma volta num Aurus, com o presidente russo a conduzir, mas não ficou claro se o carro teria sido o oferecido ao norte-coreano.
Além da limusina, o assessor presidencial Yuri Ushakov revelou que Putin ofereceu também a Kim um serviço de chá e um punhal de almirante.
Por seu turno, Putin irá levar para Moscovo "bons presentes" dados por Kim Jong-Un, segundo Ushakov. No entanto, apenas divulgou que são obras de arte "ligadas à imagem do presidente" russo. "Diversas opções de imagens, todas bastantes artísticas, inclusive bustos", explicou.
Sublinhe-se que Moscovo e Pyongyang são aliados desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), mas tornaram-se mais próximos desde a operação militar russa lançada na Ucrânia em fevereiro de 2022.
Depois da Coreia do Norte, Putin vai visitar o Vietname, outro aliado da Rússia desde a era soviética, onde deverá chegar ainda hoje.
De acordo com a imprensa estatal vietnamita, Putin será recebido na quinta-feira no Palácio Presidencial pelas principais autoridades do país, incluindo o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong.
Leia Também: Vietname prepara-se para receber hoje presidente russo. Veja as imagens