A colisão entre um comboio e um autocarro perto da cidade de Nove Zamky, na Eslováquia, foi "provavelmente" causada por um "humano", reconheceu o ministro dos Transportes do país esta sexta-feira. O acidente, que ocorreu durante a tarde de quinta-feira, provocou sete vítimas mortais e cinco feridos.
O ministro Jozef Ráž explicou à imprensa local que na quarta-feira, um dia antes do acidente, caíram fortes chuvas na região, o que obrigou ao encerramento da ferrovia e que os resultados preliminares da investigação indicam ou que não ocorreram erros técnicos ou sistémicos.
"Foi provavelmente um erro humano individual que fez com que o comboio aparecesse numa via onde não era suposto estar", disse.
O acidente ocorreu pelas 17h00 locais (16h00 em Lisboa), quando um comboio da empresa internacional EuroCity colidiu contra um autocarro num cruzamento perto da cidade de Nove Zamky. O comboio viajava desde a capital checa, Praga, em direção a Budapeste, na Hungria, passando por Bratislava e, no momento do acidente, transportava cerca de 200 passageiros.
Após a colisão, a locomotiva do comboio incendiou-se e o autocarro ficou partido em duas partes devido ao impacto. Todas as vítimas mortais eram passageiros do autocarro.
Pode ver na galeria acima imagens do acidente.
Leia Também: Pelo menos 6 mortos em colisão entre comboio e autocarro na Eslováquia