A Rússia está a planear enviar crianças para o campo de férias de Sondovon, na Coreia do Norte, afirmou Grigory Gurov, chefe do 'Movimento do Primeiro', um movimento juvenil russo, citado pela RIA Novosti.
De acordo com Gurov, a viagem ao campo norte-coreano está prevista para o final de julho e a Rússia pretende enviar grupos de crianças que serão acompanhadas por conselheiros.
"Estamos a planear turnos conjuntos no campo... Estamos a planear o intercâmbio de crianças", salientou Gurov.
Segundo o chefe do 'Movimento do Primeiro', o intercâmbio será chamado 'Sondovon' e será equivalente ao 'Centro Internacional para Crianças Artek', que organiza acampamentos para crianças da Ucrânia, incluindo nos territórios ilegalmente ocupados, com programas de reeducação para crianças e adolescentes ucranianos.
De notar que o anúncio surge na sequência da assinatura de um acordo de parceria estratégica entre a Rússia e a Coreia do Norte a 19 de junho. Além disso, Pyongyang também tem vindo a fornecer a Moscovo munições para serem utilizadas na guerra em grande escala contra a Ucrânia.
Por sua vez, Moscovo continua a criar campos de treino militar para adolescentes ucranianos noutros territórios ocupados pela Rússia e programas de reeducação.
Leia Também: Ucrânia tem Kharkiv "sob controlo" enquanto a Rússia avança em Donetsk