O Departamento Federal de Investigação (FBI) e a polícia de Cincinnati estão a investigar os danos ocorridos em 176 campas de dois cemitérios judeus na cidade do estado norte-americano do Ohio.
As lápides, algumas que datam do final de 1800, terão sido vandalizadas entre o dia 25 de junho e esta segunda-feira, dia 1 de julho, de acordo com a Federação Judaica de Cincinnati citada pela Associated Press (AP).
Algumas das lápides ficaram danificadas. Desta forma, "torna desafiador identificar as famílias afetadas neste momento", declarou a Federação Judaica de Cincinnati, que se mostrou "profundamente triste e indignada" com esta ação.
"Os nossos corações estão com as famílias afetadas por este vandalismo sem sentido. A comunidade judaica em Cincinnati é resiliente e estamos comprometidos em reparar os danos e restaurar a santidade destes espaços sagrados", pode ler-se num comunicado da associação, citado pela AP.
De momento, encontra-se uma investigação em curso. A comunidade judaica "pediu a quem tiver informações que ajude" a apurar o que aconteceu.
Leia Também: Estado argentino é responsável por "falhas" sobre atentado contra judeus