Opositor do governo russo Kara-Murza transferido para hospital prisão

O líder da oposição russa, Vladimir Kara-Murza, foi transferido para um hospital-prisão sem que seus os advogados o possam contactar, acusou a mulher do político, Yevgenya, na rede social Facebook.

Notícia

© REUTERS/Maxim Shemetov

Lusa
05/07/2024 16:11 ‧ 05/07/2024 por Lusa

Mundo

Rússia

"Quando os advogados chegaram ao hospital foram informados de que Vladimir não estava lá, mas após o fim do dia de trabalho confirmaram a sua chegada e pediram para regressar no dia seguinte", segundo a mesma fonte, que detalhou que a transferência ocorreu na tarde de quinta-feira.

Já hoje as autoridades também não permitiram que os advogados tivessem acesso a Kara-Murza e ao fim de semana também estão impedidas visitas.

Depois de ter sobrevivido a duas tentativas de envenenamento, os problemas de saúde do político podem ter-se agravado com a prisão, acrescentou ainda Yevgenya.

Kara-Murza foi detido em abril de 2022 por alegadamente colaborar com países da NATO e desacreditar as Forças Armadas num discurso na Câmara dos Representantes no estado norte-americano do Arizona. Foi condenado a 25 anos de prisão por "alta traição".

Considerado um prisioneiro de consciência pela Amnistia Internacional, o russo foi galardoado com o Prémio Václav Havel para os Direitos Humanos 2022 pelo Conselho da Europa.

O político escrevia artigos de opinião para meios como o "The Washington Post".

Leia Também: Talin, Estocolmo, Berlim e Praga condenam deslocação de Orbán a Moscovo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas