China e EAU realizam exercícios militares conjuntos em Xinjiang

O Ministério da Defesa chinês anunciou hoje que o Exército de Libertação Popular está atualmente a realizar exercícios militares conjuntos com o seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos, no noroeste da China.

Notícia

© REUTERS/ Nir Elias

Lusa
10/07/2024 09:57 ‧ 10/07/2024 por Lusa

Mundo

Emirados Árabes Unidos

Os exercícios tiveram início no final de junho e prolongar-se-ão até ao final deste mês, informou o ministério em comunicado.

O local escolhido para os exercícios é a região de Xinjiang, onde organizações de defesa dos Direitos Humanos e os países ocidentais têm denunciado a perseguição sistemática das minorias muçulmanas.

Os exercícios, denominados "Hawk Shield 2024", são os segundos exercícios conjuntos entre os dois países.

De acordo com o ministério, os exercícios têm como objetivo "promover a compreensão e a confiança mútuas, reforçar os intercâmbios e aumentar a cooperação estratégica" entre as forças armadas de ambos os países.

Os primeiros exercícios conjuntos também tiveram lugar em Xinjiang, em agosto de 2023, envolvendo as forças aéreas de ambos os exércitos.

Os Emirados Árabes Unidos são um dos países árabes do Golfo tradicionalmente aliados dos Estados Unidos, mas também mantêm relações estreitas com a China, um dos destinos mais importantes das suas exportações de petróleo.

Pequim tem procurado afirmar-se como o maior parceiro comercial do mundo árabe e um dos seus principais aliados políticos.

Leia Também: Rússia anuncia nova troca de prisioneiros com a Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas