O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que a sua saúde está "em boa forma" e, se for recomendado a fazer novos exames para aferir a sua capacidade mental, garante que irá fazê-lo.
"Submeti-me a três exames neurológicos importantes e intensos realizados por um neurologista. Todos eles, sendo o último de fevereiro, mostram que estou em boa forma", afirmou Biden, numa conferência de imprensa.
O líder norte-americano esclareceu que a sua "capacidade neurológica é posta à prova com as decisões" que tem de tomar diariamente. No entanto, garante que se um neurologista achar que "há um problema" e que deve repetir os exames, não hesita em fazê-lo.
"Todos os dias estou rodeado por bons médicos. Se eles acharem que há um problema e que eu devo repetir o exame neurológico, garanto-vos, eu repito. Mas ninguém me está a sugerir isso", ressalvou Biden.
Porém, o presidente dos EUA não deixou de mandar uma farpa ao seu opositor, Donald Trump.
"Já agora, divulguei todos os resultados. Não ocultei nada. Deviam perguntar ao Trump pelos dele", enfatizou.
Em causa estão as últimas (e polémicas) gafes de Joe Biden que voltam a centrar as atenções na saúde mental do presidente dos Estados Unidos, de 81 anos, que muitos consideram não estar em condições para assumir um cargo tão importante como o de presidente dos EUA.
De recordar que, na quinta-feira, Biden confundiu Volodymyr Zelensky com Vladimir Putin, no final da cimeira da NATO, e referiu, por engano, que o seu vice-presidente era Donald Trump, em vez de mencionar Kamala Harris.
Leia Também: Gafes de Biden? Kremlin diz que "deslizes da língua" são "inaceitáveis"