Biden felicita Von der Leyen e espera trabalhar também com António Costa

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden felicitou Ursula von der Leyen pela eleição para um segundo mandato como presidente da Comissão Europeia, acrescentando que espera trabalhar também com o presidente do Conselho Europeu eleito, António Costa.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
19/07/2024 06:51 ‧ 19/07/2024 por Lusa

Mundo

Joe Biden

"Aguardo com expectativa a oportunidade de trabalhar convosco, Presidente do Conselho Europeu, [António] Costa, e Presidente do Parlamento Europeu, [Roberta] Metsola, à medida que construímos a nossa forte parceria e enfrentamos desafios globais partilhados", frisou na quinta-feira o chefe de Estado norte-americano, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

 

A alemã Ursula Von der Leyen, do partido União Democrata-Cristã (CDU), foi eleita na quinta-feira pelo Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, para novo mandato de cinco anos à frente da Comissão Europeia, com 401 votos favoráveis dos eurodeputados, acima dos 360 necessários.

Na votação, a candidata do Partido Popular Europeu (PPE), indicada pelo Conselho Europeu, recebeu 284 votos contra, 15 abstenções e sete votos inválidos.

Ursula von der Leyen tornou-se a primeira mulher a presidir à Comissão Europeia, cargo para o qual foi eleita pela primeira vez em julho de 2019, com 383 votos a favor, 22 abstenções e um voto nulo.

O antigo primeiro-ministro português António Costa foi eleito no final de junho pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) presidente do Conselho Europeu para um mandato de dois anos e meio, que começa a 01 de dezembro de 2024.

Na terça-feira, a primeira sessão do novo PE, saído das eleições europeias de junho, arrancou com a votação para a presidência da assembleia, à qual concorriam a maltesa Metsola (PPE), e a candidata da Esquerda Europeia, Irene Montero.

À primeira volta, Metsola foi reconduzida no cargo até janeiro de 2027 com uma maioria de 562 votos (entre 623 válidos).

Leia Também: Homem detido por suspeita de enviar mensagens ameaçadoras a Joe Biden

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas