No início do mês, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição [o equivalente à ASAE em Portugal], desencadeou uma operação que visava analisar a validade dos produtos comercializados em certas regiões de Espanha.
No âmbito dessa operação, o organismo teve conhecimento da existência de um alerta para produtos da marca Olives Corbí, que se dedica à comercialização de produtos embalados. Cerca de dois meses depois foram revelados mais pormenores sobre o caso.
Segundo o ABC, a empresa em causa tinha guardados produtos fora de validade, em embalagens oxidadas. Para escoar estes produtos, a empresa Corbí misturava-os com outros produtos adequados numa proporção de cerca de 10%. O gerente da empresa foi detido e acusado de pôr em risco a saúde pública.
Em causa estão um cocktail de azeitonas (vendido em diferentes formatos), azeitonas partidas de Jaén (em embalagens de 9 kg) e piparras doces em azeite (em frascos de 1,6 kg e 220 g).
Os produtos em causa foram distribuídos na Catalunha, Valência, Cantábria, Madrid, Andaluzia, Baleares, Múrcia, Estremadura e Castela-La Mancha, embora se exclua a possibilidade de terem chegado a outras zonas.
Leia Também: Défice da balança comercial de produtos agrícolas gravou-se 315,1 milhões