Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

"Gangue dos avós". Trio de idosos conhece-se na prisão e começa assaltos

Um trio de homens idosos com uma idade combinada de 227 anos tornou-se o rosto improvável do crime no Japão. 

"Gangue dos avós". Trio de idosos conhece-se na prisão e começa assaltos
Notícias ao Minuto

09:03 - 26/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Esta história poderia facilmente ser o enredo de um thriller de Hollywood de sucesso, em que três homens se conhecem na prisão e mais tarde se juntam para cometer assaltos. Uma situação semelhante ocorreu no Japão e está a atrair a atenção internacional. O elemento surpreendente é o facto de os três homens serem idosos.

 

De acordo com um relatório do The South China Morning Post, um trio de homens idosos com uma idade combinada de 227 anos tornou-se o rosto improvável do crime no Japão. 

Apelidado de "gang dos avós" pela polícia, o grupo é suspeito de ter efetuado uma série de assaltos na ilha de Hokkaido, no norte do país.

Hideo Umino, de 88 anos, Hidemi Matsuda, de 70 anos, e Kenichi Watanabe, de 69 anos, terão formado o grupo criminoso enquanto cumpriam pena na prisão. Após a sua libertação, o trio começou a usar as casas desocupadas para as suas atividades ilícitas.

Em maio, o grupo terá invadido uma casa vazia em Sapporo, a capital de Hokkaido. Apesar da tentativa audaciosa, o assalto foi modesto, tendo apenas levado 200 ienes (1,20 euros) em dinheiro e três garrafas de uísque avaliadas em 10.000 ienes (58.01 euros).

No entanto, sem ficar por aí, o trio é suspeito de ter atacado novamente no mês seguinte, e, desta vez, terá levado 24 joias no valor de um milhão de ienes (5.900 euros) de outra residência vazia, na mesma zona.

Segundo as autoridades, o membro mais velho do gangue, Umino, era o responsável pelo roubo, Matsuda era o motorista da fuga e o mais novo, Watanabe, era o responsável por lidar com os bens roubados.

O gangue acabou por ser apanhado após as autoridades terem verificado as imagens de videovigilância e terem descoberto que alguns dos bens desaparecidos tinham sido vendidos.

Durante a detenção, o trio de idosos afirmou que cometeu os crimes para "ganhar a vida".

À medida que as notícias dos crimes do grupo de idosos se foram espalhando, rapidamente se tornaram uma sensação viral, captando a imaginação do público com o seu perfil invulgar.

Leia Também: Japão "observa atentamente" como desistência de Biden afetará relações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório