Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Mergulhadores encontram navio com cerca de 100 garrafas de champanhe

O navio do século XIV estava "carregado até aos bordos com champanhe, vinho, água mineral e porcelana".

Notícias ao Minuto

16:21 - 26/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Suécia

Uma equipa de mergulhadores polacos encontrou um "tesouro" no Mar Báltico, no interior de um navio que naufragou no século XIX. Segundo a agência de notícias The Associated Press (AP), a embarcação estava "carregada" com artefactos históricos, incluindo 100 garrafas de champanhe. 

 

"Encontrámos um veleiro do século XIX em muito bom estado, carregado até aos bordos com champanhe, vinho, água mineral e porcelana. Vimos mais de 100 garrafas de champanhe e cestos de água mineral em garrafas de barro", explicou Tomasz Stachura, do grupo de mergulhadores Baltictech, acrescentando que a descoberta ocorreu ao largo da Suécia, a cerca de 37 quilómetros a sul da ilha de Oland. 

Stachura, que é mergulhador "há 40 anos", contou que "muitas vezes acontece haver uma ou duas garrafas", mas "descobrir um naufrágio com tanta carga é uma novidade". 

Apesar do champanhe, a água mineral foi a descoberta "que se revelou mais interessante", uma vez que no século XIX, "a água mineral era tratada quase como um medicamento e só chegava às mesas reais"

Aliás, foi a descoberta da água mineral que permitiu descobrir em que altura é que o navio naufragou. Os mergulhadores conseguiram perceber, através de uma gravação na embalagem de barro, que se tratavam de garrafas do produtor alemão Selters.

"Graças à forma do selo e com a ajuda de historiadores, sabemos que o nosso carregamento foi produzido entre 1850-1867. Curiosamente, a fábrica de cerâmica onde a água foi engarrafada também existe, e estamos em contacto com eles para saber mais pormenores", contou o mergulhador.

Os mergulhadores já alertaram as autoridades regionais suecas sobre a descoberta, mas a recuperação dos artefactos levará tempo. "O navio ficou lá por 170 anos, então deixe-o lá por mais um ano, e teremos tempo para nos preparar melhor para a operação", explicou Stachura.

Pode ver, na galeria acima, imagens da descoberta.

Leia Também: Mergulhadores e bombeiros treinam busca e salvamento em Viseu. Veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório