Um golfinho foi ‘apanhado’ a nadar no rio Tamisa, em Londres, durante a tarde de quinta-feira, tendo deixado os especialistas em alerta.
O animal, que foi apelidado de Jo Jo, foi visto várias vezes entre Hammersmith e Wandsworth Park, aparentando estar "extremamente desorientado e muito letárgico".
"Parece um golfinho comum adulto. Está sozinho, o que é extremamente raro, e parece extremamente desorientado e muito letárgico. Portanto, pode ter subido o rio a nado, e talvez se tenha perdido e não tenha energia para nadar de volta", considerou a coordenadora da associação de caridade British Divers Marine Life Rescue (BDMLR), Mary Tester, citada pelo Evening Standard.
Ainda que seja "muito emocionante" ver os mamíferos de perto, a responsável salientou que é "mau sinal" quando os golfinhos se encontram naquela zona.
"Se vir um golfinho em Londres, é muito importante telefonar-nos para que possamos monitorizar o mamífero e ver se há algo que possamos fazer para o ajudar. Até agora, este ano, vimos cinco grupos de golfinhos a subir para lá do estuário e para o Tamisa. Três deles chegaram a Londres. Infelizmente, os três não sobreviveram", lamentou.
Esta manhã de sexta-feira, a Autoridade Portuária de Londres (PLA) publicou uma fotografia de um golfinho em Gravesend Reach, na rede social X (Twitter). Apesar de ser difícil confirmar se se trata de Jo Jo, Tester assinalou à BBC que esta é "uma notícia potencialmente muito boa".
Veja o vídeo.
What a way to start the day!
— Port of London Authority (@LondonPortAuth) August 2, 2024
PLA's rowers out on the tidal Thames early this morning encountered a neighbour in Gravesend Reach.
️️ https://t.co/9s4q22rsM0#ThamesVision2050 #DestinationThames #ActiveThames #London #Kent #Essex #RiverThames #ThamesEstuary #PortOfLondon pic.twitter.com/SbRmmmRJcc
Leia Também: ICNF destaca esforço pela preservação do lince ibérico e outras espécies