Uma mulher foi agora condenada a dois meses de prisão por negligência, já que deixou que o seu cão ficasse tão obeso que mal conseguia andar. O animal foi descoberto pela polícia durante a execução de um mandado de busca à casa da dona em Auckland, na Nova Zelândia, em outubro de 2021.
A dona vai ter ainda que pagar uma multa 1.104 dólares (mais de 1.000 euros) e está proibida de ter cães durante um ano, segundo o Daily Mail.
'Nuggi' estava tão obeso que teve de parar três vezes, para recuperar o fôlego, durante uma distância de 10 metros entre a casa e o carro. "As suas patas pareciam que iam desabar sob o peso do seu enorme corpo", afirmou um porta-voz de uma associação para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
De acordo com o responsável, o animal pesava 53,7 quilos quando foi resgatado.
Um veterinário que examinou, na altura, 'Nuggi' revelou que o cão era "tão obeso que não era possível ouvir o coração com o estetoscópio", uma vez que o som não conseguia penetrar na gordura. O veterinário garantiu ainda que as unhas de Nuggi estavam demasiado crescidas e que o animal estava coberto de marcas na pele, além de sofrer de conjuntivite.
"O 'Nuggi' foi um dos animais mais obesos que já conhecemos", afirmou o diretor da associação para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, Todd Westwood, que defendeu ainda que o animal estava a sofrer com o excesso de peso.
Depois de ser resgatado 'Nuggi' perdeu nove quilos, mas acabou por morrer repentinamente dois meses depois, devido a complicações de saúde.
Leia Também: Cadelas morrem após serem esquecidas em carro por clínica veterinária