Várias explosões foram ouvidas esta segunda-feira na cidade de Isfahan, no Irão, numa altura em que é esperada uma subida de escalada no Médio Oriente.
Num comunicado citado pela publicação Al Jazeera, as autoridades iranianas dão conta de que o barulho é resultado de exercícios que estão a ser desenvolvidos pela Universidade de Ciências e Tecnologia Militar Amir Al-Momenin.
A instituição em causa é a maior faculdade militar do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica (IRGC).
O responsável pela segurança da procvíncia iraniana, e também deputado, Mohammad Reza Jannesari, confirmou à imprensa estatal iraniana que o som estava relacionado com um exercício.
De acordo com a Jazeera, os meios de comunicação afiliados com a IRGC estão também a difundir um vídeo que sugere um ataque direto a Israel. Nessas imagens, veem-se, alegadamente, bandeiras do Hezbollah, que promete que "o pânico está a caminho" de Israel. Nas imagens, dezenas de mísseis e drones são vistos a ser lançado, com a ajuda. Um dos drones terá um nome de 'Jaffa', o drone que a 19 de julho atingiu um prédio em Telavive e matou uma pessoa, deixando outras dez feridas.
Também nas últimas horas, o Líder Supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, recorreu às redes sociais para partilhar uma imagem com uma representação de um 'banho de sangue' onde estão representantes israelitas, incluindo o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
"O regime sionista não é um governo. É um gangue, um gangue, um bando de assassinos, terroristas", lê-se na imagem, traduzido pela Jazeera.
رژیم صهیونیستی یک دولت نیست؛ یک باند جنایتکار، یک #باند_قاتل و یک باند تروریست است. pic.twitter.com/2WODxuL3Aw
— KHAMENEI.IR | فارسی 🇮🇷 (@Khamenei_fa) August 5, 2024
Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, confirmou, esta segunda-feira, que o Irão disse que ia atacar Israel - uma mensagem passada pela Hungria. Também hoje o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que um ataque do Irão a Israel ia acontecer esta noite.
[Notícia atualizada às 23h12]
Leia Também: "Irão atacará Israel". MNE confirma (e Trump diz que é esta noite)