A Guardia Civil espanhola está a investigar cinco jovens, suspeitos de terem manipulado e divulgado imagens pornográficas de 20 raparigas menores de idade, na província de Sevilha.
Em comunicado, a Guardia Civil revelou que a investigação começou depois de os pais de uma das vítimas terem apresentado uma queixa sobre a divulgação de imagens manipuladas da filha.
"As fotografias tinham sido alteradas com recurso a software de inteligência artificial e distribuídas através de uma aplicação de mensagens instantâneas", revela-se.
Os agentes "identificaram todas as pessoas envolvidas, tanto adultos como menores, que utilizaram tecnologia de IA para alterar imagens de raparigas menores que conheciam para que parecessem despidas".
Depois de manipuladas, as imagens "eram divulgadas através de grupos de redes sociais conhecidos, causando danos emocionais e sociais significativos às vítimas". Além disso, "o realismo das imagens tornava muito difícil distinguir entre as autênticas e as modificadas".
O processo, juntamente com os dados de identificação das cinco pessoas sob investigação, foi entregue às autoridades judiciais, refere a força.
Leia Também: Jovem dá à luz à porta de casa após receber alta de hospital em Barcelona