Israel avisa libaneses para consequência da mais ataques do Hezbollah

O ministro de Defesa israelita, Yoav Gallant, avisou hoje os libaneses de que o seu país vai responder "com toda a força" se o movimento xiita Hezbollah continuar a atacar Israel.

Notícia

© Israeli Defense Minister/Anadolu via Getty Images

Lusa
08/08/2024 21:14 ‧ 08/08/2024 por Lusa

Mundo

Yoav Gallant

Na véspera, já tinha avisado o líder xiita libanês, Hassan Nasrallah, que o Líbano pode pagar um "preço extremadamente alto" se responder, como prometeu, ao ataque da semana passada em Beirute que matou um dos comandantes do Hezbollah.

 

"Tal como estão as coisas, Nasrallah pode fazer com que o Líbano pague um preço extremadamente alto. Nem sequer imaginam o que poderia acontecer", disse Gallant durante um encontro com militares na quarta-feira, como noticiou o 'The Times of Israel'.

Na rede social X recordou a guerra de 2006 e acrescentou: "Aprendam as lições do passado para não se cair num cenário perigoso em 2024".

Estas afirmações foram feitas quando os israelitas estão na expectativa de um eventual ataque do Hezbollah e do seu aliado Irão, em resposta aos assassínios na semana passada do líder do Hamas em Teerão e do relativo ao comandante do Hezbollah.

Porém, a expectativa do ataque iraniano está a diminuir com o passar dos dias.

Mas, nas últimas horas, a estação televisiva norte-americana CNN avançou que o Hezbollah poderia atacar Israel, independentemente do que o Irão venha a decidir.

A milícia xiita jurou vingança pela morte do seu líder militar, Fuad Shukr, num ataque israelita em Beirute, em 30 de julho, pouco antes do assassínio em Teerão do líder político do Hamas, em ataque atribuído a Israel.

Fontes dos serviços de informações avançaram à CNN que o Hezbollah está a movimentar-se mais depressa do que o Irão na sua planificação e pretende atacar Israel nos próximos dias.

Leia Também: Governo israelita quer exército preparado para "todas as opções"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas