Detido terceiro suspeito de planear ataque em concerto de Taylor Swift

Concertos iam decorrer em Viena, Áustria.

Notícia

© Thomas Kronsteiner/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
09/08/2024 10:11 ‧ 09/08/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Viena

Foi detido um terceiro suspeito de planear um ataque terrorista que levou ao cancelamento de três concertos de Taylor Swift em Viena, na Áustria.

 

Este novo detido tem 18 anos e nacionalidade iraquiana. O jovem agora detido terá mantido contactos com o principal suspeito e apesar de não existirem indícios de envolvimento direto nos planos do atentado, prestou "lealdade" ao EI, disse em conferência de imprensa, o ministro do Interior da Áustria, Gerhard Karner.

Na quarta-feira, dois homens suspeitos de planearem ataques terroristas nos concertos de Taylor Swift em Viena, agendados de 08 a 10 de agosto, foram detidos. 

O principal suspeito é um jovem de 19 anos, austríaco mas com raízes na Macedónia do Norte, que se tinha radicalizado através da Internet e jurado fidelidade ao EI. Na casa deste indivíduo foram encontradas "substâncias químicas", que estão a ser analisadas. Este planeava um atentado suicida num dos concertos da cantora norte-americana, com o objetivo de "matar um grande número de pessoas", segundo os serviços secretos locais.

Foi detido ainda um outro jovem de 17 anos, também ele radicalizado através da Internet e jurado fidelidade ao EI. Este tinha sido recentemente contratado para fazer parte da segurança privada do concerto e foi detido por equipas antiterroristas nas imediações do estádio Ernst Happel e, alegadamente, pretendia facilitar as ações do líder do grupo.

MNE austríaco diz que foi

MNE austríaco diz que foi "evitada tragédia" em concerto de Taylor Swift

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Áustria disse que o país conseguiu "evitar uma tragédia" ao deter dois suspeitos de terrorismo que planeavam ataques contra três concertos de Taylor Swift agendados para esta semana em Viena.

Vitor Quintã | 06:30 - 08/08/2024

O Governo austríaco, recorde-se, através dos ministros da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros, garantiu ter sido "evitada uma tragédia".

"Uma tragédia foi evitada" nos concertos da cantora norte-americana, mas a situação é "grave", afirmou o titular da Aministração Interna, Gerhard Karner, informando que o principal suspeito, entre três detidos, confessou os seus planos e tinha muito trabalho avançado no fabrico do explosivo.

Os detidos estavam concentrados nos planos de ataque desde o final de julho e o líder da célula tinha jurado fidelidade ao grupo terrorista Estado Islâmico.

[Notícia atualizada às 12h06]

Leia Também: Igreja de Viena toca música de Taylor Swift para consolar fãs

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas