As autoridades brasileiras confirmaram, em conferência de imprensa, que já foram encontradas as caixas negras do avião que esta sexta-feira se despenhou em Vinhedo, São Paulo, no Brasil.
Marcelo Moreno, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), explicou que aguarda a obtenção dos gravadores para saber se será possível extrair os dados das caixas negras.
"Nós temos a capacidade de fazer a obtenção desses dados. Mas em função da gravidade do evento, o gravador é exposto a uma temperatura tão alta que os equipamentos internos se danificam, impossibilitando a extração. Mas quando isso ocorre, temos acordo de parceria com agências de investigações, da França, Canadá ou dos Estados Unidos. Se não conseguimos, iremos no próprio fabricante. Estamos prontos para trazer os gravadores para Brasília para iniciar a extração para obter informações importantes para recontar o acidente", disse Moreno.
Questionado se houve notificações de outras aeronaves de problemas meteorológicos na área onde ocorreu o acidente em Vinhedo, Marcelo Moreno disse que não tem informações, acrescentando ainda que os dados disponíveis indicam que não foi comunicada uma situação de emergência por parte da aeronave.
"Isso com certeza será investigação, mas é muito prematuro para dizer. O que eu posso dizer é que a aeronave, em momento algum, reportou qualquer tipo de emergência", disse.
O responsável explicou ainda como será o trabalho de investigação, falando em duas grandes responsabilidades:
"O acidente aeronáutico é um evento catastrófico, completamente indesejável para a sociedade. O estado brasileiro tem duas grandes responsabilidades. Primeiro, a investigação criminal, que busca a responsabilização. A outra grande responsabilidade, é a investigação aeronáutica, conduzida pelo Cenipa, cujo objetivo é entregar segurança para a socidade no transporte aéreo. Trabalhamos com fatores contribuintes, com objetivo de emitir recomendações de segurança de voo, não é punitiva", destacou Moreno.
Na mesma conferência de imprensa, os responsáveis da Autoridade Nacional de Aviação Civil confirmaram que a aeronave tinha a situação regularizada e que a Voepass estava totalmente de acordo com a atividade realizada, estava registada como uma empresa de transporte regular.
Entretanto, a Voepass divulgou também a lista de pessoas que estavam no avião e corrigiu o número de passageiros a bordo. Na aeronave seguiam 57 passageiros e quatro tripulantes, havendo um total de 61 vítimas mortais.
A empresa divulgou um telefone, disponível 24 horas, para prestar informações a familiares, colaboradores e interessados e disse estar a colaborar com as autoridades para apurar as causas do acidente. A companhia assegurou ainda que a aeronave descolou sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.
O voo acidentado é o COO 2283. O avião tinha saído de Cascavel, no estado do Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo.
Eis a lista dos passageiros e tripulantes a bordo:
-ROSANGELA SOUZA
-ELIANE ANDRADE FREIRE
-LUCIANI CAVALCANTI
-JOSE FER
-DENILDA ACORDI
-MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
-JOSE CLOVES ARRUDA
-NELVIO JOSE HUBNER
-GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
-RONALDO CAVALIERE
-SILVIA CRISTINA OSAKI
-WLISSES OLIVEIRA
-HIALES CARPINE FODRA
-DANIELA SCHULZ FODRA
-REGICLAUDIO FREITAS
-SIMONE MIRIAN RIZENTAL
-JOSGLEIDYS GONZALEZ
-MARIA PARRA
-IOSLAN PEREZ
-MAURO BEDIN
-ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
-ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
-KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
-MAURO SGUARIZI
-LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
-MARIA VALDETE BARTNIK
-RENATO BARTNIK
-HADASSA MARIA DA SILVA
-RAPHAEL BOHNE
-RENATO LIMA
-RAFAEL ALVES
-LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
-ADRIELLE COSTA
-LAIANA VASATTA
-ANA CAROLINE REDIVO
-JOSE CARLOS COPETTI
-ANDRE MICHEL
-SARAH SELLALANGER
-EDILSON HOBOLD
-RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
-LIZIBBA DOS SANTOS
-PAULO ALVES
-PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
-ROSANA SANTOS XAVIER
-THIAGO ALMEIDA PAULA
-ADRIANA SANTOS
-DEONIR SECCO
-ALIPIO SANTOS NETO
-RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
-ADRIANO DALUCA BUENO
-MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
-DIOGO AVILA
-LUCIANO TRINDADE ALVES
-ISABELLA SANTANA POZZUOLI
-TIAGO AZEVEDO
-MARIANA BELIM
-ARIANNE RISSO
-DEBORA SOPER AVILA - tripulante - 28 anos.
-RUBIA SILVA DE LIMA - tripulante - 41 anos
-HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA - tripulante - 61 anos
-DANILO SANTOS ROMANO - tripulante - 35 anos
[Notícia atualizada às 22h13]
Leia Também: Brasil. Montenegro envia "sentidas condolências" a familiares de vítimas