Um jornalista de um pequeno jornal no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, foi 'apanhado' a utilizar inteligência artificial (IA) para criar citações e histórias falsas.
Segundo a cadeia televisiva ABC News, foi um jornalista de um meio da concorrência que o denunciou, levando-o a pedir a demissão.
CJ Baker, do rival Powell Tribune, achou que algumas citações nas peças de Aaron Pelczar, do Cody Enterprise, soavam robóticas e pouco naturais.
Baker pôs mãos à obra e investigou, contactando as pessoas que tinham alegadamente dito as frases que achou suspeitas, e comprovou que muitas das citações tinham sido inventadas.
Finalmente, com todas as provas em mãos, Baker reuniu-se com o seu 'rival', um homem de 40 anos que era novo no jornalismo, que admitiu ter usado IA nos seus artigos.
O Cody Enterprise emitiu um pedido de desculpas público e prometeu tomar medidas para evitar que algo semelhante voltasse a acontecer. O editor, Chris Bacon, admitiu que "falhou em identificar" os conteúdos gerados por IA.
Leia Também: Jornalistas na Colômbia vítimas de violações dos direitos humanos