Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Incêndio consome centro artístico Somerset House em Londres

Um incêndio no centro artístico Somerset House, em Londres, junto ao rio Tamisa, está hoje a ser combatido por 70 bombeiros, apoiados por 10 viaturas, sendo para já desconhecidas as causas do fogo.

Notícias ao Minuto

14:08 - 17/08/24 por Lusa

Mundo Londres

O incêndio foi confirmado pela Brigada de Bombeiros de Londres através da sua conta na rede social X (antigo Twitter), depois de uma utilizadora da rede ter colocado uma fotografia, manifestando-se "um pouco perturbada" com a quantidade de fumo que saía do edifício, adiantou a agência espanhola EFE.

 

Os bombeiros enviaram para o local duas escadas de 32 metros para apoiar as operações de combate e anunciaram que o tráfego na área circundante será afetado enquanto prosseguirem os trabalhos de extinção das chamas.

De acordo com um comunicado divulgado pelo corpo de bombeiros, a brigada recebeu mais de 10 chamadas a alertar para o incêndio durante a manhã e várias equipas de quartéis vizinhos deslocaram-se ao local.

O edifício atingido, Somerset House, de estilo neoclássico, está classificado com o denominado Grau I pelo seu valor histórico e nacional. Apenas 2,5% dos edifícios no Reino Unido têm essa categoria. O Palácio de Buckingham, o Parlamento e a Ponte da Torre de Londres são outros edifícios e monumentos com a mesma classificação.

Construído no século XVIII na margem norte do Tamisa pelo arquiteto William Chambres, albergou originalmente departamentos governamentais e da Marinha, assim como sociedades científicas.

Atualmente reconvertido em centro cultural e atração turística, Somerset House acolhe duas importantes coleções de arte, do Instituto de Arte Courtauld e a coleção Gilbert de Artes Decorativas, e é sede da Real Sociedade de Literatura britânica.

Leia Também: PJ investiga incêndio que destruiu mais de 200 carros no Prior Velho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório