Nigel Farage, antigo eurodeputado britânico e atual líder do Partido Reformista (Reform UK), é o deputado que mais dinheiro recebe no Reino Unido. Segundo o The Guardian, o reformista ganhou quase 1,2 milhões de libras (cerca de 1,4 milhões de euros) por ano como apresentador do canal GB News.
Os valores constam no Registo de Interesses Financeiros dos Deputados, publicado pelo parlamento britânico, no qual Farage declarou que ganhava 97.900 libras (mais de 114 mil euros) mensais do canal britânico. Já do jornal Daily Telegraph recebe quatro mil libras (4.600 euros) por mês.
O britânico deslocou-se até aos Estados Unidos no passado dia 17 de julho, dias após o ex-presidente norte-americano Donald Trump ter sido alvo de uma tentativa de assassinato. Segundo o documento, a viagem custou 32 mil libras (37,5 mil euros) e foi financiada por Christopher Harborne, um investidor de criptomoedas baseado na Tailândia que anteriormente deu milhões ao partido, e teve como objetivo “apoiar um amigo que quase foi morto”.
Além disso, Farage recebeu 1.550 libras (1.818 euros) através da rede social X, 853 libras (mil euros) da Meta e quatro mil libras (4.600 euros) com vídeos do Cameo.
Sublinhe-se que Nigel Farage foi eleito, à oitava vez, pelo círculo de Clacton-on-Sea, no sudeste de Inglaterra, nas eleições legislativas britânicas de 4 de julho.
O político eurocético, de 60 anos, já tinha concorrido sete vezes ao parlamento britânico, sem sucesso, a primeira das quais há 20 anos atrás, em 1994. Farage foi líder do Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP), o qual representou no Parlamento Europeu entre 1999 e 2019, quando foi reeleito pelo Partido do Brexit.
Leia Também: Violência no Reino Unido? Farage sugere recorrer a "exército"